Dia Internacional dos Arquivos é celebrado pelo TJSP

Corte participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos.

 

Para comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado hoje (9), o Tribunal de Justiça de São Paulo e outras instituições do país participam da 5ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Arquivo Nacional, que teve início na segunda-feira (7) e segue até sexta (11). Este ano, houve recorde de instituições participantes: serão 482 eventos on-line até o fim da semana.
Por meio da exposição Luiz Gama e o Judiciário paulista no século XIX, o TJSP apresenta ao público da 5ª Semana a vida e obra do jornalista, poeta, escritor e abolicionista brasileiro Luiz Gonzaga Pinto da Gama. A mostra exibe processos digitalizados que contaram com a atuação do “Orfeu de Carapinha”, conhecido por pleitear direitos de escravizados, como a alforria. Durante a semana também estão sendo realizadas visitas monitoradas virtuais no Palácio da Justiça, sede da Corte Paulista (saiba mais).
Na programação de hoje à noite, a Rede de Memória da Justiça Brasileira (Memojus Brasil) promoverá o bate-papo “Arquivos Permanentes do Poder Judiciário: Preservação e Difusão”, a partir das 19h30, pelo canal do YouTube. Participarão Cristiano Menezes Alvares, servidor do TJDFT, e Deusa Costa, integrante da Associação Nacional de História - Seção Amazonas. Entre os mediadores, estarão os juízes Carlos Alexandre Böttcher (TJSP), Anita Job Lübbe (TRT4) e Ingrid Schroder Sliwka (JFRS).

 

  Arquivo Permanente TJSP
Como a memória é patrimônio que deve ser mantido e serve de alicerce para o presente e para a construção do futuro, o TJSP mantém Arquivo Permanente disponível a qualquer interessado. São informações sobre processos catalogados pela Coordenadoria de Gestão Documental e Arquivos do TJSP devido ao caráter secundário de importância histórica. Aproveite a data e confira!

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / JT (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP