NÚCLEO DE GERENCIAMENTO DE PRECEDENTES E AÇÕES COLETIVAS

Boletins

Boletim NUGEPNAC n. 94

    08/02/2023

O boletim de precedentes qualificados traz as principais alterações sofridas pelos temas de precedentes qualificados com aplicação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

                                                         

 

 

ACÓRDÃO PUBLICADO (MÉRITO JULGADO)

 

Tema 1097

Tese firmada: Aos servidores públicos estaduais e municipais é aplicado, para todos os efeitos, o art. 98, § 2° e § 3°, da Lei 8.112/1990.

 

 

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

 

 

 

ACÓRDÃO PUBLICADO (AFETAÇÃO)

 

Tema 1178  

Questão submetida a julgamento: Definir se é legítima a adoção de critérios objetivos para aferição da hipossuficiência na apreciação do pedido de gratuidade de justiça formulado por pessoa natural, levando em conta as disposições dos arts. 98 e 99, § 2º, do Código de Processo Civil.

 

 

 

TRÂNSITO EM JULGADO

 

Tema 1018

Tese firmada: O Segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso. Em cumprimento de sentença, o segurado possui o direito à manutenção do benefício previdenciário concedido administrativamente no curso da ação judicial e, concomitantemente, à execução das parcelas do benefício reconhecido na via judicial, limitadas à data de implantação daquele conferido na via administrativa.

 

 

 

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

 

 

 

ACÓRDÃO PUBLICADO (MÉRITO JULGADO)

 

Tema 48 - IRDR - Servidor - Avaré - Reenquadramento - Lei 126/2010

 

Tese Firmada: O direito à progressão na carreira dos servidores do Município de Avaré, prevista na Lei Municipal nº 126/10, depende de regulamentação por ato próprio do Prefeito.

 

 

 

Boletim NUGEPNAC n. 94 (PDF)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP